- Grupo PATNET
- Destaques
- Projetos
- Projetos já Realizados
- Nosso Trabalho
- Cursos On-line
- Serviços
- Seja Parceiro
- Como Participar
- Quem já Participou

- Contato

- Contato





O Grupo PATNET, é formado por pesquisadores, professores, estagiários de escolas, faculdades e universidades brasileiras, e desenvolve parcerias e atividades com escolas de várias partes do mundo. Você e sua escola, podem ser parte integrante de nosso grupo, receba mais informações e nos diga o que você anda trabalhando nessa área .
Podem participar dessas atividades, professores e escolas, desde que devidamente inscritos nos programas desenvolvidos. Esses programas podem ser presenciais, virtuais, ou ainda semi-presenciais e sempre se utilizarão de ferramentas e/ou ambientes para Educação a Distância (EAD).
Nossos projetos e atividades se desenvolvem em diversos níveis, como:

1 - na própria escola: o trabalho se desenvolve entre as classes e séries de um mesmo estabelecimento de ensino, ou entre as diversas sedes do mesmo estabelecimento. Atividades presenciais e virtuais.
2 - na comunidade: são realizadas entre a escola e a comunidade, podendo contar com a participação de outras escolas. Atividades presenciais e virtuais.
3 - na cidade: os projetos envolvem temas e atividades regionais, de interesse da cidade, através de atividades presenciais e virtuais. Maior parte das atividades é virtual.
4 - no país: os temas são nacionais, mas podem envolver participação de outros países, realizando comparação entre culturas, procedimentos, atitudes, etc.. Maior parte das atividades é virtual.
5 - no mundo: projetos entre escolas e comunidades de diversas partes do mundo. Seus projetos (ou de sua escola), depois de realizados regionalmente, podem ser trabalhados com parceiros em outros países.

Além disso os projetos podem ser subdivididos também, com relação à utilização das tecnologias. Um mesmo projeto pode ser trabalhado em diversos níveis tecnológicos dependendo das competências já desenvolvidas pelo pessoal técnico, ou professores da escola. Podemos ter a utilização então de:

1-apenas e-mails e textos.
2-e-mails, textos e sites e blogs.
3-e-mails, home-pages, listas de discussão.
4-e-mails, home-pages, listas de discussão, fóruns, chats.
5-e-mails, home-pages, listas de discussão, fóruns, chats, multimídia
6-ambientes para EAD, além dos demais recursos.
7-os recursos acima, em parte ou todos, e encontros presenciais.
8-experimentos fechados (a escola, ou organização coordenadora do projeto estabelece todos os procedimentos da realização e estudo dos resultados).
9-experimentos abertos. As escolas podem sugerir alterações, alterar procedimentos e acrescentar ou retirar etapas.
10-teleconferências e outros recursos multimídia.
Em todas as atividades, são exigidos relatórios ao final, com avaliação e autoavaliação dos trabalhos realizados.

Todos os projetos são sempre são apresentados em uma home page, onde a participação de cada escola será destacada. Podemos ter em projetos mesmo do ensino fundamental e médio, a participação de estagiários, universitários, pós-graduados, pós-graduandos e pesquisadores de faculdades e universidades.

Trabalhamos nossos próprios projetos, projetos de parceiros ou de organizações de comprovada qualidade na área em questão.

Também temos parcerias com provedores de acesso e hospedagem de páginas, e-mails, configuração de servidores LINUX, NT, webservers em geral.





Coordenação - Prof Manoel Araujo Filho
maf.ead@gmail.com

Em todos esses trabalhos dependemos de alguns parceiros,
que nos dão toda a retaguarda para o desenvolvimento
qualitativo e quantitativo das atividades. São eles: